sexta-feira

Holy Fools

" A determinada altitude todos me pareçem iguais, (...) Como se a riqueza e o poder fossem apenas uma questão de perspectiva " Joanne Harris in Holy Fools.

O que dizer? Parece-me bem. Será que o mais importante na vida é a riqueza e o poder? Será que é o Amor? Ou resumir-se-á tudo a uma questão de perspectiva?
Quem não tem quer ter, e quem tem desvaloriza... Afinal o que é, de facto, importante?
Eu diria que o importante é ser feliz. No entanto, ser feliz tem muito que se lhe diga. Cada um de nós tem as suas ambições, os seus sonhos, aqueles que nos fazem despertar de manhã com vontade de enfrentar o novo dia. Sonhos esses que a maioria de nós sabe que nunca vai concretizar, e mesmo assim cá andamos, lutando, dia após dia para fazermos das nossas vidas aquilo que queremos. E os outros? será que os nossos sonhos são mais importantes que os sonhos dos outros? será que as nossas ambições valem uma amizade? até que ponto estamos dispostos a ir para realizar os nossos sonhos e ambições?
Se a realização dos nossos sonhos implicar a perda dos nossos amigos, com quem vamos, então, partilhar os nossos triunfos?
É tudo uma questão de perspectiva.
Sobre tudo na vida podemos dizer que é uma questão de perspectiva.
A justiça é uma questão de perspectiva.
O amor é uma quetão de perspectiva.
Até a amizade é uma questão de perspectiva.
Então tudo se resume á perspectiva que temos da vida, e da melhor maneira de a viver.
A minha perspectiva vale tanto como outra qualquer, contrária até, e resume-se muito facilmente: Ser feliz, tentando que o mundo á minha volta seja feliz comigo. Ou seja, a minha felicidade assenta muito na felicidade dos que me rodeiam, eles sim fazem o meu mundo valer a pena. Para quê ser feliz sozinho? Se a minha felicidade dependesse da infelicidade dos outros então eu não poderia ser feliz.
Digo isto, pensando naquelas pessoas que fazem dos outros instrumentos para atingir a sua própria felicidade, que utilizam as pessoas como objectos no seu "master Plan", utilizam os seus sentimentos, as suas fraquezas para beneficio próprio, sem pensarem duas vezes. Felizmente acredito que na vida tudo tem o seu equilibrio, assim, a infelicidade que criamos aos outros acaba por voltar para nós na medida porporcional. Mais que não seja acabamos sozinhos, e o que poderá ser pior do que acabar sozinho?
Somos todos iguais. Todos temos aspirações, mas não podemos querer atingir os nossos objectivos maltratando os outros. O prazer imenso que deriva de ajudar alguém a concretizar os seus sonhos é tão grande como a concretização dos próprios sonhos. Poder contribuir, poder partilhar, não é isso que faz a natureza do homem? Como animal social, não fará isso parte da vivência em sociadade?
Ambições de poder e riqueza todos temos algumas, mas a grandeza está na forma como as atingimos e o que fazemos com elas.
A felicidade também é uma questão de perspectiva.

Sem comentários: