terça-feira

A angustia do Aluno antes do Exame

É impressionante, como é parecida com a angustia do guarda-redes antes do penalty... A sensação de que não se pode falhar... de que o resultado final depende daquele momento... e de que está toda a gente a olhar para nós... à espera do nosso erro, o menor deslize e já está. Fomos. Tchau!
Enfim... momentos para mais tarde esquecer, quando for velhinho e me emocionar a olhar para trás provavelmente nem me vou lembrar deste momento, há tantas coisas mais importantes. Mas hoje não. Hoje é o grande dia, o dia do juízo, o dia E (de Exame, claro!).

As borboletas revolvem-me as entranhas, numa sensação que não me é estranha, senti-a no primeiro dia de escola, quando o meu pai e a minha mãe me largaram as mãos e me disseram: - Porque não vais ali, brincar com aqueles meninos? - Eu não queria, como não quero ir agora, brincar com os meninos, os meninos estão diferentes, falam do alto de um púlpito, e decidem o meu futuro, sentados numa secretária gasta, cansada, corrigindo exames, iguais, repetidos, repetindo a mesma rotina e os mesmos comentários... não quero brincar mais. Basta. É a minha vida de que estamos a falar.

Não se brinca com a vida das pessoas. Eu já não sou pequenino, mas não gosto destes meninos!

Sem comentários: