segunda-feira

Como é que nasce a amizade?!?!?

Quem me dera saber como nasce a amizade. Saber como surge a empatia. Como se formam os laços. Se sentem as tristezas. Vivem as alegrias. Quem me dera saber como tudo isto funciona.

Porque gostamos de alguém. Porque sentimos aquele "clic". Mas já não estou na idade dos porquês... Prefiro não saber, prefiro ter aquele conhecimento empirico, que não tem fundamento, nem tão pouco carece de razão. Porque gostar nunca depende da razão. Nem de razões. Não se gosta de alguém por esta ou aquela razão. e não se gosta de alguém racionalmente. Gosta-se e pronto. Sente-se. Sabe-se. Vive-se.

Crescer em conjunto ajuda. Partilham-se momentos, sentimentos, angústias, tristezas, amores, desamores, momentos de glória e figuras de urso. Então será que tudo se baseia nessa partilha? Não me parece. Por vezes somos capazes de gostar de alguém com quem nada partilhámos, e odiar alguém com quem partilhámos tudo.

Sendo assim, como nasce a amizade? Quem sabe? Não me parece que seja como uma flor. Nem tão pouco como alguma coisa da natureza. Acho que a amizade se forma nas nossas cabeças e é aí que vive. De acordo com aquilo que julgamos que ela representa. Apenas analisamos as amizades do nosso ponto de vista. Elas, como Deus, são criadas por nós à nossa imagem. E são elas que nos identificam perante nós próprios, e nos dizem quem nós realmente somos.

Porque quer queiramos quer não, são os nossos amigos que realmente nos veêm como nós verdadeiramente somos. Que conhecem os nossos defeitos, e as nossas virtudes. Eles são a avaliação contínua das nossas vidas. E a nossa relação com eles é, no fundo, a nossa relação com o mundo.

Sem comentários: