sexta-feira

Indios e Cowboys

Também acho que o caminho da guerra contra o terrorismo, da forma como está a ser percorrido, não faz sentido algum. Concordo plenamente com o Soares, se calhar o caminho é o dialogo, não a cedência, mas o dialogo. São duas coisas distintas.

Qual a génese deste problema? Quais as razões por trás do terrorismo?

É tão facil dizer que a culpa é dos fanaticos, que os outros povos são subdesenvolvidos e não civilizados, que são uma ameaça ao nosso modo de vida, a nossa sociedade capitalista liberal. E nós? não somos uma ameaça ao modo de vida dos outros povos, das outras culturas? não somos sempre nós (ocidentais), que tentamos forçar o nosso modo de ser, fazer e viver aos outros. Historicamente sempre tentamos forçar os outros a ser como nós. A pensarem como nós, mas nem todos somos iguais!!! pôrra!!! Não temos o direito de impingir aquilo que são os nossos valores aos outros!!! Quem nos garante que são os nossos valores que estão certos? Como conseguimos criticar outros modos de pensar sem conhecer as razões ou a historia por trás deles?

É tão facil para o mundo ocidental julgar. Quem serão então os fanaticos?

Os povos têm maneiras diferentes de pensar. Religiões com principios diferentes. Mas não são os povos que fazem as guerras, nem tão pouco os atentados... Existem terroristas dos dois lados!!!

Para mim a intolerância em relação a tudo quanto é diferente é fanatismo. E a administração americana, e a america em si já dram provas mais que suficientes de que são perfeitamente intolerantes com toda e qualquer forma de pensar diferente da deles. Sempre foram assim e assim continuam.

Porque achamos legitimo o ataque dos americanos ao iraque?? ou ao afeganistão?? será porque são do nosso lado? será que somos os bons? é isso?

Eu não acho. Tanto os actos terroristas como as retaliações são para mim, nada mais nada menos, que perda de vidas inocentes, estupidamente.

Eu sou a favor da autodeterminação dos povos. A liberdade é também tolerância... A guerra nunca será solução.

Sem comentários: