quinta-feira

Defeitos e Virtudes

Porque será tão facil apontar, aos outros, os seus defeitos, e tão dificil apontar-lhes as suas virtudes. Tal como é facil falar das nossas virtudes, e nos custa tanto falar dos nossos defeitos (os sérios! não conta o ressonar...).
Tem a sua piada. Vou tentar fazer isto ao contrário. Vou falar-vos dos meus defeitos... A preguiça. Defeito por vezes fatal, impede-me de fazer tudo aquilo que deveria ser feito, pelo menos em tempo útil. Arruí­na a minha força de vontade, fazendo-me perder uma quantidade incontável de oportunidades na vida, tudo porque não estou para me chatear. Mau, muito mau.
A irresponsabilidade. Um dos piores defeitos que se pode ter, vão por mim, levanta problemas a todos os níveis, sobretudo porque só damos conta dela quando é demasiado tarde. roça a inconsciência, e resulta muitas vezes no desespero das outras pessoas perante a minha atitude. Péssimo.
O esquecimento. O facto de me esquecer com alguma frequência daquilo que é importante para os outros, transmite muitas vezes a ideia de que não me importo, de que me estou nas tintas, traz consigo algumas dificuldades de relacionamento com os outros.
O deixa andar. Este é outro que faz pandilha com a irresponsabilidade, a noção de que tudo se irá resolver, mais cedo ou mais tarde, por vezes sem intrevenção, acarreta consigo um desprendimento em relação as coisas que acontecem na minha vida, que muitos não acham natural. Enfim, terrí­vel defeito.
A falta de força de vontade. Este então é fatal. Está na génese de todos os outros, e é a causa da maioria dos desgostos que tive até hoje. O facto de não conseguir muitas vezes contrariar-me, não me impor a mim próprio, não ter disciplina, nem regra, causa todo o tipo de problemas, a todos os níveis. O pior dos defeitos.

Das virtudes, não falo.

Mas digo como diz a biblia, aquele que não tiver defeitos que atire a primeira pedra!!!

Sem comentários: